Homenagem ao Deputado Operário Revolucionário

A tarde de 7 de Janeiro de 2023, mais do que uma simples homenagem, foi um excelente momento de reflexão para os 55 participantes, naquele que foi um acto de agradecimento e solidariedade para com o primeiro deputado operário revolucionário na Europa.
Das diferentes intervenções convém destacar a de Carlos Marques, que acompanhou Américo Duarte na Assembleia Constituinte como membro da comissão de apoio ao deputado. Destacou, relembrando vários episódios marcantes daqueles dias escaldantes, quando a assembleia burguesa foi confrontada com a realidade que se vivia nas ruas porque o deputado da UDP assim o impunha.

Muitas foram as provocações àquele que não era mais um doutor a acrescentar às fileiras daqueles que se preparavam para o assalto ao poder.
O desmascaramento daqueles que tinham coabitado com o regime fascista e que se preparavam agora para virar a casaca, aparecendo como “democratas”, foi o pontapé de saída para a luta sem tréguas que o deputado operário desenvolveu.

Hoje, estamos a viver num regime que foi corrompido, graças ao golpismo da direita e dos “democratas” coniventes que nos conduziram a um beco sem saída, após o 25 de Novembro de 1975.
No final, Américo Duarte agradeceu a todos por aqueles momentos, certamente marcantes na sua vida, cujas palavras ficam aqui registadas.

Agradecimento

Quero agradecer aos organizadores deste encontro: Camaradas Carlos Marques, Francisco Tomás, Eduardo Pires e Jaime Pereira e ainda a todos vós pela vossa presença.
Nos tempos que estamos a viver, de grande retrocesso político e social, é sempre positivo reflectir sobre as experiências vividas e também nos erros cometidos, para projectar o presente e futuro, dos que continuam a acreditar que é possível mudar de rumo.
Para todos, mais uma vez, o meu obrigado por terem recordado a velha UDP de que tanto me orgulho ter pertencido.

Américo Duarte

7 de Janeiro de 2023

Sobre a homenagem

“É dever de um deputado revolucionário numa assembleia burguesa não dar tréguas!”
Américo Duarte, deputado constituinte da UDP (1975)

Um grupo de amigos e Camaradas do Américo Duarte de há mais de 48 anos, falando entre si decidiram avançar para este almoço de Homenagem ao primeiro deputado da UDP eleito para a Assembleia Constituinte em 1975.
Américo Duarte foi o primeiro deputado que se levantou para falar na primeira sessão da Assembleia Constituinte, a 4 de Junho de 1975.
Neste sentido decidimos organizar este almoço para manifestar a nossa admiração à coragem para enfrentar, na sua maioria, gente que ali se acoitava para se servir do povo.

O Deputado Constituinte da UDP numa intervenção na Assembleia em 1975

Intervenção no dia 14 de Junho de 1975

Para reflexão nos dias que vivemos: Já nessa altura se denunciava a proteção dos fascistas, a necessidade de os julgar e punir, a transparência da informação do que se passava na A.C., na defesa da Independência Nacional e na transparência das remunerações dos políticos.

Depois de reler a intervenção pergunto: Como foi possível chegar ao ponto de termos hoje fascistas organizados na Assembleia da República?…
Há que resistir e alterar este estado de coisas!

Publicado por Jaime Pereira

Ainda acredito que é possível viver num mundo melhor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: